A Expotrês – Exposição Agropecuária de Três Lagoas – chegou a 42ª edição em 2019 com uma programação diversificada para bons negócios, troca de conhecimentos e diversão. Com sete dias de atividades, o evento foi realizado de 27 de maio a 01 de junho de 2019 no Recinto de Exposições Joaquim Marques de Souza.
O local foi totalmente transformado para abrigar palestras, workshops e comercialização de animais e ofereceu ainda atendimento diário no Ônibus Odontológico (Projeto Pingo D’Água do Sistema Famasul), Fazendinha Itinerante aberta à visitação com animais e variada praça de alimentação com foodtrucks.
Abertura oficial
No primeiro dia (27/5), a programação começou cedinho. Às 07h30 tiveram início diversos cursos de capacitação oferecidos pelo Senar/MS que compuseram a programação oficial do evento.
No início da noite, às 18h, houve a Cerimônia de Abertura, que contou com a presença de diretores, associados ao Sindicato Rural e convidados, que prestigiaram uma belíssima apresentação da Banda Marcial Cristo Redentor.
Em sua fala, o presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas Ivan Carrato Junior reforçou que a Expotrês está consolidada como uma das feiras agropecuárias mais importantes e esperadas de Mato Grosso do Sul: “a cada ano nos superamos em quantidade e na qualidade dos eventos e posso dizer que me sinto orgulhoso do que vamos oferecer aos participantes da Expotrês em 2019”, completou.
Representando o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, o diretor-tesoureiro da instituição, Marcelo Bertoni, também participou da abertura oficial da Expotrês. “Este evento oportuniza a troca de conhecimento e proporciona acesso a tecnologias e eficiência para os produtores rurais”, resumiu Bertoni, que aproveitou para convidar os participantes para as várias ações da iniciativa, entre elas, o Encontro Jovens da Agropecuária.
Ivan Carrato aproveitou para ressaltar a parceria com o Sistema Famasul e o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. “Para se ter uma ideia, passamos de 30 para 104 produtores atendidos nos diversos programas de Assistência Técnica e Gerencial. E nesse ano chegaremos a 140 produtores. Assim como temos duas turmas de Técnicos em Agronegócio, somando 50 alunos”, detalhou.
Participando do evento de abertura, o prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro, deixou as portas do Executivo municipal abertas ao agronegócio do Bolsão. “Contem conosco. O município tem o dever, principalmente quando se fala de um sindicato com a seriedade como o sindicato rural de Três Lagoas”, elogiou.
Participaram também do evento o membro da Comissão de Pecuária de Corte da Famasul, Marco Garcia de Souza; o secretário municipal de meio ambiente e agronegócio de Três Lagoas, Toniel Carlos Fernandes dos Santos; e os vereadores Luiz Akira, Rialino e Isabel Cristina, entre outras autoridades.
2º Encontro das Mulheres do Agronegócio
Com a “casa cheia”, na sequência da primeira noite da Expotrês teve início o 2º Encontro das Mulheres do Agronegócio, que contou com as presenças da Doutoranda em Agronegócios da UFGD Roseli Azambuja, que palestrou sobre A Mulher no Agro na Dinâmica Agropecuária.
Em seguida, Beatriz Brito que é graduada em Administração de Empresas pelas Faculdades Positivo e Educação Continuada em Administração pela Harvard University – EUA falou sobre Gestão de Empresas Familiares: Desafios e Oportunidades.
A presidente da Matrel – Mulheres do Agronegócio de Três Lagoas – Oracilda Alves de Freitas comemorou o sucesso do Encontro: “As mulheres estão em posição de igualdade com os homens na agricultura e possibilitar essa troca de informações é extremamente importante para todas nós”, disse.
Setor Florestal
No dia seguinte, 28 de maio, a Expotrês tratou sobre o setor florestal. Na capital mundial da celulose – Três Lagoas – não haveria tema mais relevante.
Pela primeira vez, o evento convidou representantes das duas industrias de celulose instaladas no município para tratar sobre temas técnicos e esclarecerem dúvidas acerca de mitos e verdades da silvicultura.
A primeira palestra tratou exatamente sobre este tema: “Mitos e Verdades Sobre a Eucaliptocultura no Brasil”, com Maciel Aleomir da Silva, Engenheiro Agrônomo e Assessor Técnico da Comissão Nacional de Silvicultura e Agrossilvicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Em seguida foi a vez do representante da Eldorado Brasil Jozébio Esteves Gomes tratar sobre “Os Desafios da Produção Florestal no Mato Grosso do Sul” e na sequência, O Engenheiro Florestal da Suzano Mário Grassi explanou aos presentes com o seguinte tema: “Conhecendo a Suzano – Por Dentro do Plantio de Eucalipto”.
Gestão em Agropecuária
Na quarta-feira, 29 de maio, a Expotrês trouxe quatro importantes palestras sobre Gestão em Agropecuária.
Na primeira, o tema foi “Manejo de Pastagens: A Teoria 100% na Prática”, com Leandro Martins Barbero, graduado e mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá, Doutorado em Ciência Animal e Pastagens pela ESALQ-USP com passagem na Massey University da Nova Zelândia.
Em seguida, o tema foi “A Importância da Assistência Técnica para uma Pecuária mais Eficiente”. O palestrante, Deilton Medeiros, é zootecnista formado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Supervisor de Campo do ATeG em Pecuária de Corte – Mais Inovação do Senar/MS.
A Engenheira Agrônoma formada pela ESALQ/USP e presidente do Sindicato Rural Jovem de Três Lagoas Stéphanie Ferreira entrou em seguida, para falar sobre “Resultados Econômicos – ATeG Pecuária de Corte SENAR-MS”. Além da palestra, Stéphanie tirou muitas dúvidas dos participantes do evento que tiveram a oportunidade de fazer perguntas.
Para fechar a noite, Arthur Falcette, que é Gestor de Agronegócios formado pela Universidade Federal de Viçosa – MG e Pós-graduado em Liderança Estratégica de Negócios na Ohio University dos Estados Unidos tratou sobre o tema “Gestão no Agro: Qual o Seu Papel na Propriedade Rural?”, com muitas dicas práticas que facilitaram o dia a dia nas propriedades rurais.
Comercialização
A quinta-feira, 30 de maio, foi preparada para a comercialização de touros, cavalos de trabalho e equinos no Recinto de Exposições Joaquim Marques de Souza.
O primeiro evento, uma Feira de Touros Pró-Genética em parceria com a ABCZ reuniu dezenas de interessados em adquirir exemplares com excelente genética e preços convidativos. Outro atrativo foi a negociação, diretamente com os proprietários. Em seguida, começou a venda de Ovinos Reprodutores e Cavalos de Trabalho, que também atraíram muitos compradores.
A noite, começou o 3º Encontro Jovens da Agropecuária, que este ano trouxe o tema “Os Jovens no Mercado Agropecuário”. Na abertura, o presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Ivan Carrato Junior, enfatizou a importância a participação dos jovens no agro. “A casa lotada é a prova de que estamos no caminho certo! Parabéns a todos vocês que buscam este conhecimento e contem sempre conosco”, disse.
A primeira palestra – “Dez Desafios do Agro do Futuro” – foi proferida por Xico Graziano, Conferencista, comentarista da TV Terra Viva/TV Band, articulista do jornal O Estado de S. Paulo, consultor em organização, marketing de agronegócios e sustentabilidade. Sócio-diretor da OIA/Certificação socioambiental. Diretor executivo do site Observador Político/iFHC e com várias passagens na política, Graziano foi, entre outras coisas, chefe de gabinete do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Em sua participação, Xico Graziano motivou os jovens a olhar o cenário geral do país em suas tomadas de decisão. “Os últimos dez economistas que ganharam o Prêmio Nobel destacaram a influência da psicologia social”, explicou. O especialista reafirmou ainda: “Pense nas pessoas e não apenas no ‘bolso’. Isso é o que forma o caráter”.
A noite dedicada aos jovens também preparou um Painel, com o tema “Jovens no Mercado do Agro” e teve cobertura especial de uma equipe da Rede Globo, que entrevistou jovens da nossa região para uma reportagem especial no programa Globo Rural, veiculado aos domingos na maior emissora de TV do País e considerada uma das mais importantes do Mundo.
Para a presidente da Comissão Famasul Jovem, Roberta Maia, a formação de lideranças é fundamental para o fortalecimento do setor produtivo. “Eu, como jovem, fico emocionada com o sucesso dessas três edições. A Famasul quer contribuir com o desenvolvimento das novas lideranças”.
A primeira palestra foi ministrada pelo médico-veterinário e produtor rural, Giulian Rios, que falou sobre sucessão familiar. “Vou trabalhar para colocar minha propriedade em posição de destaque!”. Entre os desafios das diferenças entre os pensamentos das diferenças de gerações e sobre decisões, ações de lideranças, Rios acrescentou: “Planejar é pensar antes de falar”.
Atitudes empreendedoras do Agro. Esse foi o tema abordado pelo engenheiro agrônomo e supervisor de ATeG do Senar/MS, Kennides Martis: “O CNA Jovem – iniciativa de desenvolvimento de novas lideranças foi um divisor de águas. A partir disso consegui propósito de vida, com objetivo e meta, com planejamento de onde eu queria chegar. Com o Senar/MS, por intermédio da assistência técnica, consegui ver que eu podia, efetivamente, mudar a realidade do produtor”.
Stephanie Ferreira também fez uma abordagem sobre o CNA Jovem. “A iniciativa promove o preparo para uma eficiente sucessão dentro das instituições, empresas, faculdades e na política, desenvolvendo habilidades. Nesse processo reconheci que quanto mais estudamos e conhecemos sobre liderança, mas precisamos aprender”.
Sexta-feira
No penúltimo dia da Expotrês, 31 de maio, houve uma Feira de Touros de diversas raças e seguiu a Comercialização de Ovinos Reprodutores e Cavalos de Trabalho no Recinto de Exposições.
À noite, houve um ciclo de palestras seguido de um agradável jantar para convidados especiais, com as participações de Lessandro Dossi e Velter Rosa da DSM Tortuga, Marcela Garcia do Sicredi e Adriano Caruso, especialista em exportação de gado vivo.
Dia da saúde e dia de campo CS
O sábado (01/6) foi dedicado à saúde e bem estar, com o Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural, disponibilizado pelo Senar/MS e pelo Sistema Famasul. Para isso, a sede do Sindicato Rural e parte do Recinto Joaquim Marques de Souza foram transformados em verdadeiros consultórios e clinicas medicas, de diferentes especialidades.
Houve atendimentos gratuitos voltados a prevenção de câncer com urologista, ginecologista e dermatologista, além de aferição de pressão arterial, testes rápidos de glicemia e HIV, atendimentos de beleza com cabeleireiros e maquiadores, distribuição de mudas, recreação infantil, entre outras atividades.
Paralelamente, foi realizado 5º Dia de Campo CS na Fazenda Jaó do pecuarista Cláudio Totó, que reuniu diversos produtores rurais em busca de conhecimentos e boas oportunidades de negócios!
O Dia de Campo CS é um dos eventos mais importantes e tradicionais da pecuária sul-mato-grossense que se consolida a cada ano. Nesta edição, a organizadora Leda Garcia de Souza convidou dois nomes da Embrapa Gado de Corte de Campo Grande (MS): a primeira palestrante, Thaís Basso Amaral, falou sobre a transferência de tecnologias. Em seguida, Gustavo José Braga tratou sobre o tema pastagens.
O evento teve ainda a presença do vice-presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Luis Alberto Moraes Novaes, que falou sobre as perspectivas para o agronegócio no futuro.
Após as palestras que ocuparam toda a parte da manhã, o Dia de Campo CS também possibilitou uma apresentação de animais e um almoço. Leda explicou que a maior novidade este ano é uma mostra de touros que foram leiloados no dia 5 de junho, com transmissão exclusiva pelo Canal Rural. “Foi uma ótima oportunidade para os clientes conhecerem parte do nosso plantel”, completa.
Domingo: 4º Festival da Carne
A Expotrês 2019 foi encerrada no domingo (02/6) com o tradicional Festival da Carne, evento organizado por 13 instituições que prepararam um delicioso churrasco. O almoço oferecido para o público, esse ano trouxe as variedades de carne bovina, suína, ovina e de frango.
Centenas de pessoas participaram e a arrecadação ultrapassou R$ 52 mil. O dinheiro foi distribuído para quatro entidades beneficentes do município: Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, Rede Feminina de Combate ao Câncer, APAE e Grêmio da Policia Militar de Mato Grosso do Sul.