Assessoria de comunicação do Sistema Famasul
As mais de 470 escolas de Mato Grosso do Sul, que aderiram ao programa Agrinho em 2019, podem solicitar, de forma gratuita, seis cursos de agricultura urbana voltados aos colaboradores, alunos e pais. Sendo o maior programa de responsabilidade social do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, a iniciativa alcança neste ano 72 municípios do estado.
“O programa Agrinho possibilita a conexão entre o campo e a cidade, por meio de atividades complementares que são disponibilizadas em todo o material didático oferecido aos alunos, de 1º ao 9º ano do ensino fundamental, das escolas da rede pública de ensino. Os cursos de agricultura urbana, ofertados pelo SENAR/MS, fomentam atitudes agregam valor a tudo que o programa se propõe”, explica a responsável pelo programa, Maria Clara Del Puente.
Até outubro as escolas podem demandar seis cursos: cultivo de hortaliças em ambiente protegido, plantas em vasos, implantação e manejo básico de horta, construção de orquidário, floricultura, jardinagem e paisagismo, e hidroponia. Lembramos que, para participar dos cursos, é necessário possuir Cadastro de Pessoa Física – CPF.
As demandas dos cursos devem ser solicitadas diretamente ao sindicato rural do município que irá formalizar o pedido ao Senar/MS.
Neste ano o programa estima atender 160 mil alunos, em 472 escolas de 72 municípios do estado. Ao final do ano letivo, a iniciativa finaliza suas atividades, realizando Cerimônia de Encerramento, onde escolas, alunos, professores, que foram classificados nas categorias desenho, redação, experiência pedagógica e Escola Agrinho, recebem premiação.
O período para inscrição dos trabalhos participantes do concurso vai de 05 de agosto a 13 de setembro de 2019.