srtl-logosrtl-logosrtl-logosrtl-logo
  • Home
  • Institucional
    • História
    • Galeria Ex-Presidentes
    • Diretoria
    • Estatuto
  • Atuação
    • Convênios
    • Locação
    • SEATeG
    • Vitrine Tecnológica
    • Educacional
    • Índices
  • Associe-se
  • Notícias
  • Contato
✕
Diretores da Famasul apresentam demandas do setor aos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e da Saúde e destacam as ações institucionais desenvolvidas no Estado
29 de março de 2019
Conselheiros da Abraleite de MS apresentam demandas a Semagro
2 de abril de 2019

Sindicato Rural reúne apicultores e representantes do Senar/MS, IAGRO e Suzano

29 de março de 2019

A apicultura foi tema de uma reunião promovida pelo Sindicato Rural de Três Lagoas na última semana. Participaram representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), Agência Estadual de Defesa Sanitária e Vegetal (IAGRO/MS), do programa Colméias da empresa Suzano, além de cerca de 30 apicultores da região leste do Estado.

Mato Grosso do Sul é destaque no Brasil, com a produção de cerca de 50 quilos de mel por colmeia, o que representa o triplo da média nacional. Para o presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Ivan Carrato Junior, aproximar os produtores rurais dos órgãos que representam a categoria é uma das funções sindicais mais importantes. “Nós do Sindicato Rural temos o dever de apoiar e aproximar o agricultor de qualquer área em que ele deseje atuar. A apicultura tem se mostrado uma excelente atividade, com resultados expressivos e boa lucratividade”, disse.

A consultora de sustentabilidade da Suzano, Evânia Lopes, reforçou a importância da apicultura na cadeia produtiva de Mato Grosso do Sul e estimulou os produtores rurais à investirem na atividade. “O Programa Colmeias está ativo há oito anos e neste período conquistamos resultados expressivos. Nossa região tem um forte maciço florestal e a Suzano aproveita estas áreas de todas as maneiras, inclusive com uma expressiva produção de mel, de excelente qualidade”, explicou.

O zootecnista do Senar/MS André Luiz Nunes, explicou como funciona e qual a importância da Assistência Técnica Gerencial em Apicultura (Ateg), disponibilizada aos produtores rurais. “Em Três Lagoas, nosso parceiro é o Sindicato Rural. É aqui que vocês poderão solicitar apoio técnico, participar de treinamentos e tirar todas as dúvidas sobre a atividade. No Estado, já temos mais de 1.800 propriedades rurais atendidas e este ano chegaremos a 2.500 cadastradas”, disse.

A representante do IAGRO, Noirce Lopes da Silva, falou sobre as medidas de prevenção e controle do Pequeno Besouro das Colméias (PBC), uma praga que tira o sossego dos apicultores de todo o País desde 2016. “É fundamental que os produtores cadastrem suas colmeias na agência, para que possamos passar as devidas orientações, fortalecer a atividade e juntos evitarmos novas infestações”, reforçou.

Na região leste do Estado, o atendimento aos apicultores é realizado pela técnica Gabriela Puhl, que planeja as visitas uma vez por mês. “Cada produtor é atendido mensalmente na propriedade. Os encontros têm duração de quatro horas e incluem o diagnóstico, o planejamento de ações, a adequação técnica e o plano de ação. A troca de informações é fundamental para o sucesso deste trabalho”, completa Gabriela.

O Senar/MS disponibiliza quatro cursos na área de apicultura, que podem ser solicitados pelos produtores rurais de todo o estado: Negócio Certo Rural, Criação e Manejo de Abelhas sem Ferrão, Apicultura Básica e Apicultura Avançada. Os interessados devem se inscrever nos sindicatos rurais da região onde moram.

Para isso é necessário efetuar um cadastro e passar por uma oficina com duração de oito horas. Não há custo, mas a turma só é fechada com pelo menos dez participantes. “É preciso comprometimento com o programa que tem suas exigências e só funciona com a cooperação e principalmente assiduidade de todos”, finalizou o presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Ivan Carrato Junior.

Serviço

Mais informações sobre a Assistência Técnica Gerencial em Apicultura podem ser obtidas no site do Senar/MS (www.senarms.org.br) ou no Sindicato Rural de Três Lagoas, localizado na avenida Ranulpho Marques Leal, 1850. O telefone para mais informações é o (67) 3521-4049.

Share
0

Related posts

3 de dezembro de 2024

CONFIRA AS FOTOS DA CONFRATERNIZAÇÃO DE FIM DE ANO DO SRTL 2024


Read more
29 de agosto de 2024

Sindicato Rural de Três Lagoas faz visita ao Grupo Hofig para Potenciais Investimentos em Suinocultura.


Read more
4 de julho de 2024

Sindicato Rural de Três Lagoas recebe incentivo para construção de novas salas de aula


Read more

Comments are closed.

Desenvolvido pela agência de publicidade Mark Design