O Sindicato Rural Jovem de Três Lagoas implantou uma horta na Escola Municipal Júlio Fernandes Colino. A iniciativa faz parte de um projeto social que consta no cronograma anual do grupo.
A iniciativa surgiu em 2018 durante o evento “Encontro Jovens da Agropecuária” na Expotrês, quando houve a arrecadação de livros que posteriormente foram distribuídos nesta escola. Na oportunidade, a diretora Suzana Garcia sugeriu uma parceria com o Sindicato Rural Jovem.
Conforme os participantes, o principal objetivo da implantação desta horta é melhorar a educação dos alunos, mediante uma aprendizagem ativa e integrada à prática sobre a cadeia de produção de alimentos. Eles esperam que os estudantes possam repassar os conhecimentos aos seus familiares e à comunidade.
Além disso, as verduras vão incrementar a nutrição dos alunos, complementando os programas de merenda escolar.
Os primeiros trabalhos começaram em 19 de fevereiro deste ano, quando alguns dos participantes do Sindicato Rural Jovem, voluntários e coordenadores do projeto entregaram parte dos materiais arrecadados. O projeto foi viabilizado por meio de doações de estabelecimentos comerciais que “abraçaram” a ideia.
A horta se caracteriza por cinco canteiros de 7 m², onde foram utilizados 300 kg de esterco e 300 kg de substrato (doados pela VERDE FLORA); 60 kg de adubo MAP (doados por JOSÉ MUNIZ); 35 m² de sombrite (doados pela NEUTRALIZA); quatro palanques de madeira (doados pela NEUTRALIZA) e as primeiras mudas de alface (doados pela HIDROFLORA).
As próximas etapas para finalizar o projeto envolvem a apresentação para os professores sobre como deve ser feita a manutenção da horta e uma palestra para as crianças mostrando um pouco da origem dos alimentos, além da forma como esses alimentos chegam à mesa das famílias. Será realizada também a colheita dos hortifrutis e haverá novos plantios com a participação das próprias crianças e professores da escola.