Denominado Mulheres em Campo, uma iniciativa do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) com apoio do Sindicato Rural de Três Lagoas (SRTL) estabeleceu um programa de empreendedorismo rural, com foco no público feminino da região.
A iniciativa, realizada em todo o País, tem como objetivo desenvolver competências de empreendedorismo e gestão, visando o desenvolvimento pessoal e da propriedade rural.
Durante os encontros, as mulheres participam de discussões, dinâmicas, atividades de grupo e realizam atividades individuais e com a suas famílias. Também fazem estudos de caso e outras formas de exposição, que tornam o aprendizado mais efetivo e interessante.
No Sindicato Rural de Três Lagoas, o programa começou em 29 de novembro de 2017, com 17 participantes. Elas fizeram cinco encontros com oito horas cada um, uma vez por semana, totalizando 40 horas de treinamento.
Os principais temas trabalhados foram diagnóstico e empreendedorismo, planejamento, custos de produção, indicadores de viabilidade e comercialização, desenvolvimento pessoal e outros.
Ao final, as participantes tiveram a oportunidade de conhecer um caso de sucesso e fizeram uma visita técnica monitorada em uma propriedade rural. O encerramento do curso foi no sábado (27/10).