Sistema Famasul
O Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) abriu 190 vagas em 2020 para o Curso Técnico de Nível Médio em Agronegócio, na modalidade semipresencial.
Os alunos recebem 80% da formação via plataforma digital e 20% presencial nos polos dos municípios de Dourados, Maracaju, Ivinhema, Coxim, Corumbá, Aparecida do Taboado, Três Lagoas e Campo Grande.
Das vagas disponíveis, foram disponibilizadas 20 para cada município do interior e outras 50 para a Capital, onde 20 serão ministradas no polo do Sindicato Rural de Campo Grande e outras 30 no Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte.
Com carga horária de 1.230 horas/aula, o curso de formação contínua tem o objetivo de formar técnicos de nível médio na gestão do agronegócio, habilitados para atuar em diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária nacional.
“A primeira etapa da seleção para ingresso no curso foi a realização de uma análise curricular, que é eliminatória e classificatória. Em um segundo momento foram realizadas entrevistas presenciais nos respectivos polos de ensino com os candidatos aprovados na primeira etapa. A prioridade é para candidatos ligados ao meio rural, agricultores familiares, agentes de assistência técnica e extensão rural e técnicos que possuam vínculo empregatício com empresas, instituições oficiais e cooperativas de produção agropecuária”, explica o diretor do Centro de Excelência do Senar/MS, Francisco Paredes.
“O foco está na gestão dos processos que envolvem o setor, fora e dentro da porteira. O curso disponibiliza acesso a um amplo material com diversas informações, o acompanhamento de tutores presenciais com vasta experiência na área, além de visitas técnicas a propriedades e instituições parceiras com o intuito de que os alunos aprendam na prática a teoria ministrada em sala de aula”, reforça.
Nesta modalidade, o Senar/MS já formou 301 pessoas, sendo que outras 310 estão matriculadas no curso. É pré-condição para registro nesse processo seletivo e para matrícula no curso técnico de nível médio em Agronegócio, que o candidato tenha concluído o Ensino Médio.