O Programa AGRINHO, desenvolvido pelo SENAR MS desde 2014, atende alunos do 1º ao 9º ano das escolas públicas em todo o Estado e neste ano, para melhor eficiência, também será realizado nas escolas particulares dos municípios participantes de Mato Grosso do Sul.
O anúncio foi durante uma reunião no início de março no Sindicato Rural de Três Lagoas, onde houve uma apresentação do Programa aos representantes de algumas instituições de ensino.
Em Três Lagoas seis escolas municipais e cinco escolas estaduais foram contempladas este ano e as escolas particulares estão em processo de adesão. O instrutor Sander Lincon reforçou que o tema trabalhado com os estudantes em 2020 será “práticas agropecuárias que garantem alimentos saudáveis”.
Mais de 160 mil estudantes do ensino fundamental de 72 cidades de Mato Grosso do Sul participaram da última edição do programa, realizada em 2019, o que representa um número quatro vezes maior se comparado ao início.
Segundo o superintendente do SENAR MS Lucas Galvan, a perspectiva para 2020 é de aumentar ainda mais a quantidade de alunos participantes. “Para este ano, nossa meta é atender uma média de 200 mil estudantes e 8 mil professores de 400 escolas, localizadas em 70 municípios”, explicou.
Com esse objetivo, a iniciativa pretende contemplar cerca de 50% dos alunos da rede pública no Estado, de acordo com o último censo escolar do Ministério da Educação, que apontou em Mato Grosso do Sul aproximadamente 404 mil alunos.