O presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas Ivan Carrato Junior participou do Encontro Regional do Plano Plurianual (PPA), realizado no dia 30 de julho. O evento foi promovido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Superintendência de Gestão Estratégica.
Participaram prefeitos de 10 cidades da região Costa Leste do Estado e representantes da sociedade civil organizada. Além de Três Lagoas, os municípios de Aquidauana, Naviraí e São Gabriel do Oeste já receberam a audiência. Os trabalhos serão finalizados na capital, Campo Grande.
Em sua fala, Ivan comentou sobre a necessidade de regulamentação do ICMS que incide sobre as exportações e comercialização da arroba do boi gordo entre os Estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. “Pedimos um gatilho, reduzindo o ICMS de 12% para 7%. Desta forma teríamos mais valorização aos produtores sul-mato-grossenses e ainda abasteceríamos o enorme Estado vizinho, cuja demanda é crescente. Nos disseram que esta reivindicação está em estudo e prometeram-nos uma resposta até o fim do ano”, explicou.
Ele também fez reivindicações sobre as obras inacabadas na rodovia MS-320. “Há cerca de 20 km em reformas. Precisamos muito desta conclusão para desafogar o trânsito na BR-262. Quem vem Camapuã, Costa Rica e Chapadão do Sul, por exemplo, poderia usar esta rodovia para acessar Três Lagoas e outras regiões produtivas mais facilmente”, completa.
Representando o governador Reinaldo Azambuja, o secretário da pasta de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, explicou que o PPA desse ano tem o caráter inclusivo, pois permite a interação direta e indireta da população. “Além dos encontros regionais feitos nas 5 cidades representantes, a população pode participar da elaboração do PPA pelo Portal Participa MS, uma plataforma que permite a interação online”, concluiu.
O QUE É O PPA
O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento, no qual as ações de governo são definidas com clareza e organizadas em diretrizes, objetivos e metas. Além disso, também possibilita uma avaliação dos resultados que o governo entregou a sociedade.
O plano é realizado por meio de lei contendo as ações governamentais e os investimentos para um período de quatro anos. Ele é encaminhado pelo Poder Executivo para a Assembleia Legislativa no primeiro ano após as eleições, mas começa a valer somente no ano seguinte. Assim, passa de um governo para o outro garantindo a continuidade da administração.
Em Mato Grosso do Sul a sociedade poderá participar de sua elaboração, informando suas prioridades por meio do site www.participe.ms.gov.br e presencialmente, por meio dos Encontros Regionais de Planejamento.