Assessoria de comunicação do Sistema Famasul
Por meio da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o horticultor, Silvio Shizuo Yamaguti, de Três Lagoas conseguiu dobrar a produtividade e aumentar o lucro na venda de berinjelas, maxixe, quiabo e jiló, além de produzir o ano todo, com a técnica de escalonamento.
Com as visitas mensais e as orientações feitas por meio da assistência técnica e gerencial do Senar/MS sobre o manejo e plantio, o produtor conseguiu aumentar consideravelmente a renda da propriedade. “Mais na parte de assistência que sentimos diferença mesmo. Nós, praticamente, não tínhamos um agrônomo responsável para orientação técnica no plantio. Somos produtor há muito tempo, mas não tinha essa orientação técnica”, comentou Silvio.
Conforme o produtor, tudo começou após amigos e conhecidos terem sido atendidos pelo Senar/MS e indicarem a participação. “Por intermédio de alguns amigos meus que já têm o curso Negócio Certo Rural que fiquei sabendo. Me informei e fui fazer o curso. Através disso, veio assistência e a gente está aproveitando”, resumiu.
Segundo a técnica de campo Andressa Melo, responsável pelo atendimento da propriedade de Silvio, as mudanças orientadas pelo programa de assistência técnica e gerencial possibilitaram ao produtor ter renda o ano todo. “Foi necessário investir em tecnologias no início, uma delas foi a fertirrigação ainda pouco conhecida no município, além de trabalhar apenas com sementes de qualidade. Com tudo isso foi possível dobrar a produtividade. Antes do ATeG ele não realizava escalonamento e agora já consegue ter constância na produção”, detalhou Andressa.
Mais informações sobre este programa de Assistência Técnica e Gerencial (AtEG) podem ser obtidas pelo telefone do Sindicato Rural de Três Lagoas (67) 3521-4049 ou presencialmente, na avenida Ranulpho Marques Leal, 1850, das 07h30 às 17h.