A primeira edição da Feira Segura do Sindicato Rural de Três Lagoas e do SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, realizada na última sexta-feira (14/8) no recinto de exposições Joaquim Marques de Souza, foi um sucesso de público e de crítica.
A feira contou com a participação de cerca de 20 produtores atendidos pela ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) que comercializaram uma variedade de hortaliças, legumes, frutas, ervas, queijos, geleias, doces, artesanatos e outros. Peixes, mel e carnes bovinas e ovinas devidamente embaladas e refrigeradas também estiveram à disposição dos consumidores, que puderam adquirir os produtos em dois formatos: tradicional, com a compra direta nas bancas dos feirantes ou pelo sistema drive-thru, em que a compra era feita do carro, sem contato manual e mantendo o distanciamento exigido pela pandemia do coronavírus.
O evento foi realizado entre 14h e 20h. Todos os produtos foram embalados e higienizados, independentemente do formato de venda e todos os feirantes e consumidores foram obrigados a aferir temperatura e usar máscaras. Colaboradores e representantes do SENAR estiveram à disposição o tempo todo tirando dúvidas e apoiando os clientes sobre a dinâmica inovadora da feira.
Os organizadores ficaram bastante satisfeitos com o resultado da primeira edição. “O sucesso foi tamanho, que decidimos tornar a Feira Segura um evento permanente em nosso Sindicato Rural. Provavelmente todas às sextas feiras teremos a comercialização destes produtos de qualidade aqui, fomentando o setor e gerando oportunidades para estes produtores rurais que são nossos parceiros”, explicou o presidente sindical Ivan Carrato Junior.
A assistente técnica em Horticultura Thayssa Julyanne também comemorou a iniciativa. “Para nós que trabalhamos diretamente com estes produtores é motivo de orgulho conquistarmos um espaço tão importante para que eles vendam seus produtos, cultivados e produzidos com tanto carinho e qualidade. Com certeza essa feira será um divisor de águas para os agricultores e claro, para os consumidores”, disse.
A Feira Segura contou com o apoio do Sistema Famasul/SENAR MS, da Prefeitura Municipal de Três Lagoas e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A ação viabiliza e fomenta as feiras livres adaptadas aos modelos de acordo com as orientações de segurança dos órgãos de saúde para evitar o contágio do coronavírus.