Nos dias 06 e 07 de dezembro, o Sindicato Rural de Três Lagoas vai sediar a primeira Feira de Piscicultura da região. O evento conta com a organização do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Piscicultura.
O principal objetivo da feira é apoiar o pequeno produtor da região, que encontra dificuldades para vender os peixes formalmente. “Nossa expectativa de vendas é positiva, pois sabemos que o público prefere comprar o pescado direto do produtor, principalmente pela qualidade e por ser uma mercadoria com preço mais acessível do que nos mercados”, comenta Ivan Carrato Junior, presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas.
O evento é organizado com o apoio do coordenador do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (AtEG) em Piscicultura André Luiz Nunes e do responsável pelo setor de recursos humanos da empresa Tilabrás, Celso Bazzola. A Tilabrás, sediada em Selvíria, processa cerca de 10 mil toneladas de pescado por ano.
A primeira vitrine da cadeia produtiva da Piscicultura foi em setembro no município de Nioaque, com grande participação da população local. A Assistência Técnica e Gerencial em Piscicultura completa cinco anos de implantação no Estado em 2019 e já beneficia 78 produtores de nove municípios. A área de lâmina de água atendida em Mato Grosso do Sul é de aproximadamente 20 hectares.
A iniciativa contempla as seguintes ações: manejos produtivos, manejos de qualidade de água, auxílios em tomadas de decisões de compras e vendas de animais e insumos, planejamento de produção, escalonamento da safra, determinação de espécies ideais para o cultivo local, acompanhamento gerencial com foco no controle de custos e formação de preço de peixe.
Os piscicultores assistidos são gestores do seu negócio, melhoram a produtividade e fazem melhor uso de insumos, em especial a ração que é o componente que corresponde a 65% do custo. A partir de visitas mensais, com duração de quatro horas, os técnicos coletam informações, como detalhes de manejo, custos com medicamentos e mão de obra. A partir deste levantamento, eles elaboram um plano de ação com as principais estratégias para cada propriedade.
O superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, considera a redução dos custos e a otimização da produção como prioridades nas capacitações. “O incentivo à atividade coloca os pescados de cultivo como produto oriundo de uma cadeia sustentável que gera renda e desenvolvimento”, completa.
Os interessados em participar do AtEG em Piscicultura devem procurar o Sindicato Rural de Três Lagoas para fazerem as inscrições da primeira etapa da assistência, que uma capacitação no Programa Negócio Certo Rural. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h, na avenida Ranulpho Marques Leal, 1850. O telefone para mais informações é o (67) 3521-4049.