Neste sábado (20/7) a Fazenda São Joaquim, do pecuarista Pascoal Luiz Secco, vai sediar o Dia de Campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial em Bovinocultura de Corte do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
As atividades começam a partir de 08h, com a recepção e credenciamento dos produtores rurais. Em seguida, das 09h às 09h40, haverá uma explanação sobre os Resultados Positivos e Econômicos da Fazenda São Joaquim.
A programação continua às 09h50, quando terá início a mostra sobre Manejo e Adubação de Pastagens. A partir de 10h40 o assunto abordado será a Compensação de Reserva Legal. O evento está previsto para ser finalizado às 12h.
Para o coordenador do Programa em Mato Grosso do Sul Fabiano Pessatti, o evento será muito importante para apresentar os excelentes resultados obtidos pelo pecuarista três-lagoense. “Esta fazenda é realmente modelo em boas práticas e teremos a oportunidade de apresentar isso neste Dia de Campo”, reforça.
Inscrições abertas
O Programa de Assistência Técnica e Gerencial em Bovinocultura de Corte do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural está com inscrições abertas, para turmas previstas no início de dezembro. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural de Três Lagoas para uma pré-inscrição. Em seguida, os mobilizadores entrarão em contato com os produtores para agendar a reunião de apresentação sobre o programa, obrigações, responsabilidades das partes envolvidas e as condições de participação.
“O programa trabalha com ciclos de 12 meses, mas estamos estudando a implantação de ciclos menores, com seis meses. Anteriormente era chamado de Mais Inovação e neste novo projeto, contempla novos atendimentos aos produtores rurais participantes”, explica Fabiano Pessatti.
Ele diz que na prática, os produtores rurais recebem orientações sobre as boas práticas de produção, como renovação ou recuperação de pastagens, implantação de sistema de integração lavoura-pecuária, além de questões gerenciais. “Deste modo as propriedades tornam-se mais competitivas e com melhores resultados produtivos e econômicos”, completa.
Iniciado em 2012, este AtEG está presente em todo o Estado e atualmente contempla 411 propriedades rurais localizadas em 61 municípios. São 22 profissionais em campo entre zootecnistas, veterinários e agrônomos, além de dois supervisores e um coordenador geral. A meta, conforme Pessatti, é chegar a 500 produtores atendidos até o final de 2019.
O Programa contempla as seguintes tecnologias: gerenciamento da propriedade; renovação de pastagens; recuperação de pastagens; sistemas integrados em lavoura e pecuária e lavoura, pecuária e floresta; suplementação e semi-confinamento e confinamento. Os participantes recebem a visita dos técnicos mensalmente, durante 4 horas.
Mais informações podem ser obtidas diretamente no Sindicato Rural de Três Lagoas pelo telefone (67) 3521-4049 ou presencialmente, na avenida Ranulpho Marques Leal, 1850, das 07h30 às 17h.