Realizado entre os dias 17 e 19 de outubro, o curso de beneficiamento e transformação caseira da mandioca agradou bastante os 12 participantes, que aprenderam a usar um dos alimentos mais disponíveis na região.
Com aulas teóricas e práticas, o treinamento foi oferecido em parceria entre o Sindicato Rural de Três Lagoas e o Senar/MS.
Para a instrutora Maria Cristina Sartori Lhopis, conteúdo é bastante abrangente e possibilita aos participantes começarem um novo negócio. “Falamos sobre a importância da higiene, como a mandioca está inserida na alimentação e trouxemos as novidades na indústria. Muitos já plantam mandioca em suas propriedades, mas não sabiam de que modo comercializariam o produto, em forma de alimentos ”, resume.
A instrutora surpreendeu os participantes com receitas bem diferenciadas. “A maior expectativa é com o uso da entrecasca da mandioca, usada para fazermos uma conserva similar ao palmito. Também fizemos um tipo de bife e uma espécie de pururuca, como a pele do porco, usando parte desta entrecasca. Nas receitas doces, fizemos bolos e até um beijinho, que fica muito bom”, disse.
Uma das participantes, Simone Erly Dias, estava animada para começar um plantio de mandioca em sua propriedade, depois do que ouviu no primeiro encontro do curso. “É um produto versátil. Quis fazer o curso porque plantar mandioca é fácil, barato e permite muitos preparos: desde um bolinho feito com as folhas até receitas mais elaboradas! Estou muito curiosa”, conclui.