Na manhã desta terça-feira (27), representantes do Sindicato rural de Três Lagoas e da prefeitura, realizaram uma visita ao Grupo Hofig, na Fazenda Agropecuária SF em Brasilândia/MS. Participaram da visita o Presidente do SRTL Bruno Ribeiro e o primeiro tesoureiro Kennides M. Batista Filho, o secretário geral do Meio Ambiente e Agronegócio, Mauro de Grandi, a diretora do agronegócio, Amanda da C. Pivotto e o secretário municipal geral Gil Alexandre.
O objetivo da visita foi conhecer de perto as operações do grupo, que se destacam nas áreas de agricultura, pecuária e suinocultura. A equipe foi recebida por Indalécio, responsável pela área de suinocultura do grupo, que apresentou as diferentes etapas da produção suína, divididas em três setores: Unidade de Produção de Leitão (PL), Creche e Recria e engorda.
A principal estratégia da visita foi entender melhor essa dinâmica com o intuito de atrair investimentos para o município e promover a suinocultura como uma nova opção de atividade econômica local em Três Lagoas. A proposta visa, inclusive, oferecer aos pequenos produtores a possibilidade de se tornarem parceiros dessas empresas, contribuindo tanto para a produção de carne suína quanto para o aproveitamento de dejetos suínos como adubo para o solo.
Outro destaque da visita foi a apresentação do uso de biocombustível na fazenda. O Grupo Hofig utiliza um biodigestor para transformar os resíduos gerados pela suinocultura em biometano1, um combustível limpo e sustentável. A tecnologia já é utilizada em um trator que opera 100% com biometano, sendo o primeiro do Brasil a adotar essa inovação.
A perspectiva é de viabilizar projetos semelhantes em Três Lagoas, impulsionando o desenvolvimento sustentável e oferecendo novas oportunidades para os produtores locais.