Evento marca a realização do evento agropecuário mais tradicional de Três Lagoas em formato inédito
O balanço final da Expotrês, um dos eventos agropecuários mais tradicionais de Mato Grosso do Sul, é extremamente positivo. Com 43 edições, este ano foi realizado em formato digital para evitar aglomerações, possibilitando importantes debates com o macro tema “Desafios Climáticos na Agropecuária”.
Ao longo de uma semana (21 a 27 de junho de 2021), a Expotrês promoveu palestras organizadas em lives no YouTube, oficinas e dias de campo temáticos presenciais, leilão digital de animais e o já tradicional Festival da Carne, que chegou na 5ª edição em formato drive-thru, também inédito.
No primeiro dia (21 de junho), a programação começou bem cedo, com a oficina Operação de Aeronave Remotamente Pilotada no recinto de exposições Joaquim Marques de Souza. À noite, na live inaugural realizada às 19h (MS), o tema abordado na palestra “Desafios Climáticos” teve como convidado o professor na ESALQ/USP na área de agrometeorologia e modelagem agrícola, Fábio Marin.
No segundo dia de evento, terça-feira (22/6), pela manhã foram realizados o curso de Administração da Empresa Rural e uma oficina sobre Prevenção e Combate a Incêndios no recinto de exposições Joaquim Marques de Souza. Às 15h00 houve o dia de campo: Colhendo Bons Resultados no Confinamento e às 19h00 a live com o tema “Estratégias Lucrativas para os Desafios Climáticos na Pecuária”, com o coordenador de Assistência Técnica e Gerencial em Bovinocultura de Corte do SENAR/MS, Fabiano Pessati.
Na quarta-feira, 23 de junho, a Expotrês digital seguiu recheada de bons eventos! Às 08h00, com a oficina Mulheres em Campo e com o dia de campo Mulheres do Agro: tratores, conhecimentos de produtos. No período da tarde, às 14h00, com o dia de campo Informações sobre o Cenário Agro e Previsões Econômicas para a Próxima Safra. Na live noturna o tema abordou as novas tecnologias no campo: “Mecanização Atual e Pulverização Inteligente”, com as participações dos palestrantes Warley Fialho Reis, Lívia Maria Borges, Mariana Amaral e Rafael Araújo Borba.
Na quinta-feira, 24 de junho, a Expotrês trouxe dois dias de campo matutinos: Projeto de Irrigação Fazenda São José da Terra Roxa e Combate e Prevenção à Incêndios. Na Live noturna o tema abordado foi “Combate e Prevenção à Incêndios em Propriedades Rurais”,com o diretor executivo da Reflore MS, Dito Mário.
Sexta-feira, 25 de junho, foi o último dia de lives. Focada aos jovens, que são o futuro da agropecuária, a Expotrês convidou a Engenheira Agrônoma, Coordenadora Executiva e Assessora Técnica da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Cláudia Mendes, que respondeu a importante pergunta: “Qual o futuro do produtor com o pagamento por serviços ambientais”? O evento contou ainda com a participação do vice-presidente da Comissão Famasul Jovem e presidente do Sindicato Rural de Eldorado, Alexandre Junqueira.
No penúltimo dia da Expotrês (sábado, 26 de junho), foi realizado o leilão digital com parceria da LeiloApp. A transmissão começou às 14h (MS), pela plataforma da leiloeira e foi acompanhada por alguns diretores e associados no recinto de exposições do Sindicato Rural. Ao todo, foram ofertados cerca de 600 animais de excelentes planteis, selecionados especialmente para o evento.
E no domingo, 27 de junho, a Expotrês digital foi encerrada com chave de ouro! Na quinta edição, o Festival da Carne em formato drive-thru comercializou 600 kits churrasco, compostos por diferentes e deliciosos cortes de carnes e acompanhamentos como arroz, farofa, mandioca e vinagrete. Para isso, o local foi devidamente sinalizado e os colaboradores, diretores, associados e presidente do Sindicato Rural orientaram os participantes para a retirada dos kits.
Ao todo, foram arrecadados R$ 25.364,72, que serão destinados para a Rede Feminina de Combate ao Câncer e para a APAE de Três Lagoas. Além disso, essas instituições receberão 74 cestas básicas, doadas pelas empresas Suzano, Alvorada Produtos Agropecuários e Supermercados Novaestrela. Houve, também, a doação de R$ 3.500,00 pela Loja Maçônica João Pedro e a doação de alimentos para a Casa da Sopa, realizada pela empresa Nouryon, que tem plantas químicas nas indústrias de celulose do município.
A diretoria do SRTL comemora os resultados obtidos com o evento este ano. Em cinco dias de lives, mais de 70 materiais digitais foram criados e divulgados nas redes sociais da instituição (Facebook, Instagram e Youtube). O total de visualizações chegou a 3,4 mil, com 2,1 mil espectadores únicos. O número de inscritos no canal da instituição no YouTube também aumentou mais de 100% na semana do evento. Ao todo, 94 estudantes de Faculdades e Universidades que acompanharam as lives se inscreveram e foram certificados para obtenção de horas de atividades complementares.
Acompanhe as lives realizadas durante a Expotrês 2021 no canal do YouTube do Sindicato Rural de Três Lagoas: https://www.youtube.com/channel/UCn21sQONl26sIKMp30GbC8w